Padrões que a sociedade machista impõe as mulheres!
Desde que o mundo é mundo, as mulheres sempre tiveram que lidar com os padrões que a sociedade lhes impõe.
Um exemplo claro disso pode ser visto nos concursos de Miss Universo, em que o padrão valorizado, durante muito tempo, foi o de mulheres brancas, altas, magras, loiras e de olhos claros.
Em entrevista concedida ao jornal O Globo, Bruna Marquezine comentou sobre os padrões da sociedade machista. Ela reconheceu que a beleza é importante, mas destacou que seguir os modelos impostos pela sociedade não faz bem a ninguém:
"Vivemos em uma sociedade que impõe muitos padrões extremamente machistas [...] e quem não segue é altamente criticado. Busco ter uma relação de paz e amor com o corpo. Acredito no equilíbrio em geral. O principal objetivo é cuidar da saúde, depois da aparência em si."
Bruna acrescentou ainda que:
"Todas as mulheres devem olhar no espelho e se sentirem bem. Enxergo nossa beleza como um estado de espírito. As pessoas mais atraentes que conheci não faziam parte desse padrão imposto pela sociedade, mas tinham amor próprio, o que muda tudo."
A entrevista foi realizada em 14/08/2020 e publicada com o título “Bruna Marquezine: ‘Sociedade impõe padrões machistas ao corpo da mulher’” (UOL).
Apesar de o mundo estar mudando com o tempo — ainda que lentamente —, já é possível observar avanços. As mulheres negras vêm ocupando cada vez mais espaço em desfiles, palcos e cargos importantes em empresas. Mulheres que antes eram consideradas “fora do padrão” estão conquistando posições que deveriam estar abertas a todas, mas que historicamente foram negadas em razão de estereótipos sociais.
Reconhecer nossos privilégios é o primeiro passo para buscarmos uma verdadeira igualdade entre todos os gêneros, raças, sexualidades e crenças.
Adorei o tema do blog!
ResponderExcluir