A vida como professor...


 No dia 02/05/2023, eu comecei minha jornada na educação, exercendo a função de estagiário, e mal poderia imaginar o quão minha vida mudaria tanto a partir desse dia...

Graças a essa escolha (que não foi uma decisão fácil, porém, a certa, seguindo meu coração) eu me transformei muito como ser humano, aprendendo bastante e fazendo a transição de aluno para professor, pois havia me formado no ensino médio 6 meses antes.

No início, nenhum sonho é fácil, ainda mais com a minha missão de início: encarar duas salas de sextos anos, e ser professor de alfabetização, pois, devido a pandemia da covid-19, alguns alunos chegaram com defasagens no seu processo de ensino e aprendizagem. Meu primeiro aluno foi o Victor, logo após, o Samuel, Rhuan, Yan, Marcelo. E o trabalho que seria feito único e especificamente com eles, se tornou um trabalho lindo com vários alunos das demais séries do Ensino Fundamental I.

Continuei com meu primeiro projeto na escola, de alfabetização com esses alunos citados, e tivemos muitos progressos. Eles possuem ainda dificuldades, mas estão evoluindo a cada dia, pois se esforçaram bastante, e não é fácil a transição de uma escola regular onde eles estavam, para uma de Período Integral, onde muda toda uma rotina, além deles estarem fazendo a passagem para a adolescência.

Pois bem, como citado anteriormente, meu primeiro projeto foi o Projeto de Alfabetização. Logo após, tivemos a Feira Literária, onde eu distribui mais de 200 títulos dos mais diversos gêneros literários aos alunos. Livros que estavam guardado no sótão, sem ninguém para usá-los, e que tiveram um final encantador. Logo após, o projeto Intervalo Dirigido, onde os alunos me acompanhavam na sala de leitura, tendo diversas atividades, tais como: pintura, desenho, jogos, leitura e teatro. Foi o meu projeto favorito, com um final perfeito, sendo realizado uma peça teatral (contarei mais sobre no final deste artigo).

Retornando no primeiro semestre, trabalhamos o Projeto DPC (Desperdício, Patrimônio e Convivência). Esse projeto consistiu na prática de trazermos a reflexão aos alunos sobre a importância de não desperdiçarmos alimentos, preservar nosso patrimônio e nossa boa convivência. Ele teve como foco maior os sextos anos, que estavam lidando com essa dificuldade. Em um dos momentos, eles botaram a "mão na massa", e fizeram a limpeza das suas carteiras e da sala de aula após a palestra, para que pudessem refletir ainda mais sobre como é gratificante estar em um ambiente limpo e organizado.

Pois bem, como vocês podem observar, escola não vive sem projeto. Eles são a base para a construção dos cidadãos que formamos...

É claro que não poderia deixar de citar uma coisa: em muitos momentos somos psicólogos dos alunos também. Durante todo esse período, diversos alunos se sentiram confiantes e me procuraram para pedir ajuda, conselhos, abraço...embora não sejamos psicólogos, fazemos nosso melhor para ouvi-los e ajuda-los. 

E por último, mas não menos importante, se lembram do teatro citado anteriormente? Pois bem, fizemos a apresentação para alunos, pais e mestres na nossa culminância de eletivas, no último dia 11/12. Foi um musical lindo, com o tema "Um Sonho eu Tenho", de Enrolados. Foi um mês e meio de pura dedicação e esforço dos alunos. Tivemos perrengues, mudanças inesperadas, cancelamentos de ensaios...Porém, no momento mais crucial, eles subiram no palco, se lembraram de todos os nossos ensaios, e cantaram lindamente, fazendo um público inteiro os aplaudir. Que orgulho eu tive!!!

É...ser professor é isso, um "rasgar e remendar-se", parafraseando João Guimaraes Rosa. Não é um trabalho fácil. Exige muita dedicação, esforço, estudo... porém, é muito mais do que isso. Exige muito AMOR e PAIXÃO pela profissão, pois é uma profissão totalmente apaixonante.

Encerro aqui com uma mensagem para os meus alunos neste ano (caso vocês vejam ): foi uma honra ser professor de vocês. Tenho certeza que mais aprendi do que ensinei. Vocês são incríveis, e tenho muito orgulho de cada um de vocês. Contem sempre comigo, pois eu nunca vou desistir de vocês!


Editado em 09/01/2024, às 18:54.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O maior jogador de todos os tempos!

São Paulo, uma cidade SEGREGADA